Lucas do Rio Verde

4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa finaliza com aprovação de 24 propostas

Publicado em

A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta terça-feira (20), no Paço Municipal, aprovou 24 propostas e elegeu dois delegados para representar Lucas do Rio Verde na etapa estadual, prevista para agosto. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e reuniu cerca de 141 pessoas.

Participaram da conferência o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa, Antônio Marcos Lopes de Oliveira, autoridades, profissionais de assistência social e representantes dos clubes de idosos Alegria de Viver e De Bem com a Vida.

“Queremos construir políticas públicas voltadas às pessoas idosas na área da saúde, do bem-estar e da convivência, para que tenhamos uma sociedade justa, onde todos possam viver bem com qualidade de vida no nosso município”, reforçou o prefeito Miguel Vaz.

Dentre as propostas aprovadas a nível municipal estão a construção de um Centro de Especialidades em Saúde e Proteção à Pessoa Idosa, ampliação da Campanha de Destinação de Imposto de Renda para o fundo do idoso e a criação de um Canal Digital de Denúncia e Orientação sobre Violência Contra a Pessoa Idosa no Aplicativo “Conecta Lucas”.

Leia Também:  Cultura abre inscrições para a 2ª edição do Concurso de Bolos

Em sua fala, a secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama, Janice Ribeiro, destacou que a população idosa no Brasil já representa cerca de 15% da população total, isto é, aproximadamente 30 milhões de brasileiros. Dados como esse demonstram a importância do debate sobre os desafios relacionados à saúde, assistência social e direitos dos idosos, além dos impactos na economia e no mercado de trabalho.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa, Antônio Marcos Lopes de Oliveira, comemorou a participação ativa da comunidade idosa. “Foi surpreendente, pois conseguimos trazer mais pessoas do que esperado para participar, tornando o espaço ainda mais democrático. Ficamos comovidos em saber quão engajados os idosos estão na busca por mudanças e políticas públicas, e pela oportunidade de passar essas propostas para serem encaminhadas para aprovação na etapa estadual e nacional”.

Também foram eleitos dois delegados e os respectivos suplentes, que serão responsáveis por defender as propostas do município na conferência estadual.

A edição deste ano tem como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. As discussões têm como base os cinco eixos temáticos da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (Conadipi), que tratam do financiamento de políticas públicas, saúde, combate à violência e ao abandono, vida comunitária, além do fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.

Leia Também:  Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Regina Mara Rodrigues

Euclides Maranho, conselheiro do Comdipi e um dos delegados eleitos para representar o município na etapa estadual, reforçou a importância da participação da comunidade. “Essa conferência é o lugar ideal para que os idosos estejam presentes, reivindicando os seus anseios, as suas vontades e necessidades para que o município possa ser ajustado e adequado para que o idoso possa ter uma vida tranquila”.

As propostas aprovadas seguirão para a etapa estadual, e depois, para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para o mês de novembro, podendo retornar para o município como políticas públicas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

5ª Olimpíada de Matemática da Unemat celebra talentos de estudantes de Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – campus de Sinop, realizou nesta sexta-feira (07) a cerimônia de encerramento e premiação da 5ª Olimpíada de Matemática da Unemat. O evento marcou o encerramento de uma jornada de aprendizado, desafios e conquistas que envolveu milhares de estudantes da rede municipal.

Nesta edição, participaram 13 escolas, com a expressiva adesão de quase 4 mil alunos e mais de 120 professores. Após três fases desafiadoras, 168 estudantes chegaram à etapa final, demonstrando empenho e dedicação por meio da Matemática.

A secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel destacou a importância da olimpíada como instrumento de incentivo ao estudo e de melhoria nos resultados pedagógicos.

“É uma noite importante para esses alunos que participaram da 5ª Olimpíada de Matemática com essa coroação, a entrega dos certificados. É mais uma etapa vencida, realizada em parceria com a Unemat, campus de Sinop, que tem esse olhar junto com a Secretaria de incentivar o estudo da matemática. Esses estudantes passaram por várias etapas até chegar aqui, e nós vemos isso com excelentes olhos porque é uma forma de incentivar e, ao mesmo tempo, alavancar os resultados pedagógicos dos nossos estudantes do primeiro ao nono ano”, ressaltou.

Leia Também:  Prefeitura inicia implantação da sinalização turística no município

O coordenador do projeto Olimpíada de Matemática da Unemat em Lucas do Rio Verde, professor Me. Cristiano Campos de Miranda, celebrou o sucesso do evento e o desempenho dos alunos luverdenses, que conquistaram destaque também na etapa regional.

“Para nós é um momento de muita alegria e satisfação, porque tivemos a contribuição de muitos professores para que tudo isso acontecesse, com o apoio fundamental da Secretaria de Educação e da Prefeitura. E temos uma notícia muito especial: no nível 1, que corresponde ao 5º ano, os três melhores alunos da Olimpíada foram de Lucas do Rio Verde, o que demonstra a força e o talento dos nossos estudantes”, destacou o coordenador.

Entre os destaques da 5ª edição, a aluna Flávia, do nível 2, obteve nota máxima (gabaritou a prova), conquistando reconhecimento tanto em Lucas do Rio Verde quanto na etapa regional da Olimpíada — um feito que reforça a qualidade do ensino de Matemática na rede municipal.

A cerimônia também reconheceu o trabalho de professores e escolas destaque, que contribuíram significativamente para o desempenho dos alunos:

Escolas Destaques:
Nível 1: Escola Municipal Prof.ª Joice Martinelli Munhak
Nível 2: Escola Municipal Menino Deus
Nível 3: Escola Municipal Eça de Queirós

Leia Também:  CMDCA abre Chamamento Público para obrigatoriedade de registro das associações

Professores Destaques:
Nível 1: Angélica de Oliveira Quirino
Nível 2: Katiuscia do Nascimento Rego Almeida
Nível 3: Dionísio Cassenote

O estudante José Luiz Carvalho Rodríguez Neri Neto, de 11 anos, da Escola Municipal Professor Marcelino Espíndola Dutra, contou como foi participar da olimpíada.

“Eu gosto de matemática e achei algumas questões até fáceis. Às vezes dá um pouco de tensão, mas meu pai, minha mãe e meu irmão sempre me incentivam a estudar”, relatou.

Já o aluno Miguel Bauer, de 12 anos, da Escola Municipal Eça de Queirós, destacou seu empenho na disciplina.

“Fiquei ansioso para participar e tentar ganhar uma premiação. E estou me esforçando mais na matemática”, contou.

Durante a cerimônia, todos os alunos presentes receberam camisetas personalizadas da 5ª Olimpíada e medalhas de participação, simbolizando o reconhecimento pelo esforço e pela trajetória até a etapa final. Também foram entregues premiações especiais aos medalhistas, professores e escolas destaque, celebrando o compromisso coletivo com a excelência no ensino.

A 5ª Olimpíada de Matemática da Unemat reafirmou o compromisso de Lucas do Rio Verde com a valorização dos talentos estudantis, fortalecendo o ensino da Matemática e promovendo o entusiasmo pelo conhecimento em toda a rede municipal.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA