CUIABÁ

Maysa Leão cobra melhoria da infraestrutura na UPA Morada do Ouro

Publicado em

Ana Cláudia Fortes – Assessoria da vereadora Maysa Leão&nbsp
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quinta-feira (03), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) utilizou a tribuna para repercutir as condições precárias da UPA Morada do Ouro, constatadas durante uma fiscalização realizada por ela e sua equipe na noite da última quarta-feira (02). A parlamentar iniciou sua fala solicitando a veiculação de um vídeo gravado na unidade, que mostra o cenário enfrentado por pacientes e profissionais de saúde.
“É importante que a população veja o que vimos: uma UPA que continua operando em estado crítico, com pacientes internados em cadeiras, idosos dormindo em cadeiras quebradas, internados na sala de medicação. A saúde pública de Cuiabá está na UTI”, afirmou.
Maysa relatou que recebeu uma série de denúncias da população sobre a situação das unidades e organizou um material de seis páginas com relatos e registros, já encaminhado à imprensa e disponibilizado aos demais parlamentares.
“São relatos de uma sociedade pedindo socorro. A UPA Morada do Ouro, assim como outras unidades da capital, está superlotada, sem infraestrutura, sem dignidade”, explicou.
A vereadora reforçou que esteve dentro da UPA, conversou com pacientes e acompanhantes e presenciou a lotação nas salas de emergência, medicação, enfermaria e isolamento.
“A recepção estava vazia, prefeito, mas a UPA estava lotada. A enfermaria, a sala de medicação e a sala de emergência estavam superlotadas. Falei com cada pessoa internada. Gente que está ali há mais de 12 dias. Pessoas doentes, sem possibilidade de tomar banho, sem alimentação, sem estrutura. Inclusive, ontem, pela primeira vez, os pacientes na sala de medicação receberam alimentação. Os próprios acompanhantes disseram: ‘é a primeira vez que comemos aqui nessa sala’.”
Em um dos casos mais graves, Maysa relatou a história de uma paciente com suspeita de câncer de colo de útero, internada na UPA sem conseguir realizar exames básicos para diagnóstico e sem prioridade para transferência. “Ela vai morrer de câncer, não por falta de tratamento, mas por falta de diagnóstico. Ela está morrendo por desassistência, por negligência do sistema público municipal de saúde. Sem laudo, ela não terá prioridade de vaga no SISREG.”
Finalizando sua fala com firmeza, a vereadora fez um apelo direto ao prefeito: “Não pessoalize a fiscalização, prefeito Abílio. Não sou contra o senhor, estou cumprindo meu trabalho.”

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  AMPARA homenageia prefeito, vice-prefeita e reforça a importância da adoção

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Comissão dos Direitos da Mulher vota projetos sobre saúde pública, empreendedorismo e lutas femininas

Published

on

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá votou, nesta quinta-feira (03), pela aprovação de cinco novos projetos de lei. O colegiado, composto pelas vereadoras Maria Avalone (PSDB) e Baixinha Giraldelli (Solidariedade), e pelo vereador Wilson Kero Kero (PMB), deliberou sobre pautas relacionadas à saúde pública, acolhimento da mulher, combate à violência e incentivo ao empreendedorismo feminino.

De autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), o primeiro projeto apreciado garante que mulheres cujos filhos tenham sido vítimas fatais de crimes violentos, acidentes de trânsito, suicídio ou que estejam desaparecidos também sejam acolhidas pelo Espaço de Acolhimento à Mulher, nas unidades de saúde da rede municipal do SUS.

A proposta amplia a legislação já existente sobre o Espaço de Acolhimento à Mulher, passando a incluir mais um grupo em situação de vulnerabilidade.

As políticas de saúde pública também foram contempladas por meio do projeto de lei do vereador Dídimo Vovô (PSB), que assegura às mulheres com mama densa o direito de realizar ressonância magnética nuclear associada à mamografia nas unidades públicas de saúde em Cuiabá.

Leia Também:  Câmara abre inscrições para segunda edição da feira Mãos Cuiabanas: veja como participar

A proposta também visa conscientizar a população sobre a importância da mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, garantindo a oferta do exame nas unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro projeto apreciado foi de autoria do vereador Dilemário Alencar (União Brasil), que institui o Dia Municipal da Luta Contra o Feminicídio. A iniciativa é considerada um importante instrumento de conscientização e proteção das mulheres em toda a capital.

Por fim, foram aprovados dois projetos da presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL). As propostas tratam da criação de políticas de incentivo ao empreendedorismo feminino e da implementação do protocolo “Cuiabá Protege Mulheres”, que estabelece medidas de proteção e acolhimento para mulheres em situação de risco em locais de lazer e entretenimento. Ambos os projetos foram elogiados pelos membros da Comissão.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA