CENTRO-OESTE

World Creativity Day: Cuiabá irá sediar maior festival colaborativo de criatividade do mundo

Publicado em

O WCD é realizado anualmente em 21 de abril, data instituída pela ONU em 2017 como o ‘Dia Mundial da Criatividade e Inovação’
O WCD é realizado anualmente em 21 de abril, data instituída pela ONU em 2017 como o ‘Dia Mundial da Criatividade e Inovação’

A Capital de Mato Grosso se prepara para receber o World Creativity Day (WCD) 2025, maior festival colaborativo de criatividade do mundo, que acontecerá de 21 a 23 de abril, em Cuiabá. O Festival acontece simultaneamente em mais de 65 cidades do Brasil e mais 3 países.

O WCD é realizado anualmente em 21 de abril, data instituída pela ONU em 2017 como o ‘Dia Mundial da Criatividade e Inovação’. O evento chega à Cuiabá como um impulsionador da inovação, do empreendedorismo e da economia criativa em um evento totalmente colaborativo por voluntários e marcas que investem no Coletivo Criativo.

Todas as atividades poderão ser acessadas gratuitamente por meio do canal oficial de cada cidade participante no aplicativo (Android e iOS), ou pela plataforma oficial do World Creativity Day na internet.

A edição cuiabana do WCD representa um avanço significativo para o setor cultural e econômico da região Centro-Oeste, promovendo conexões estratégicas, formação profissional e novas oportunidades de negócios.

Com uma programação plural e dinâmica, o festival cria um ambiente propício para troca de conhecimentos, desenvolvimento de ideias e fortalecimento de redes colaborativas.

Além disso, se posiciona como um importante mobilizador para a representatividade feminina dentro do cenário criativo, destacando essas lideranças e impulsionando a participação de mulheres no mercado.

Leia Também:  Presidentes assinam documento onde pedem eleições livres na Venezuela

WCD CUIABÁ

“Somos um time de profissionais que atuam diretamente na valorização da economia criativa, inovação e desenvolvimento sustentável para que o WCD seja sucesso aqui em Cuiabá”, disse a líder do evento na Capital, Lílian Oliveira

O World Creativity Day (WCD) é um festival global que promove a criatividade e a inovação como ferramentas essenciais para o desenvolvimento humano, econômico e social. A iniciativa busca estimular a troca de conhecimentos e a construção de soluções inovadoras, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A participação de Cuiabá no WCD 2025 é um marco importante para a cidade, destacando-a no cenário internacional e conectando sua cena criativa a um movimento global de inovação.

O evento também se destaca por abranger um público variado, desde talentos emergentes até profissionais consolidados, ampliando as possibilidades de networking e desenvolvimento de novas iniciativas.

Além disso, o festival entra para um calendário de eventos de impacto na Capital, reforçando ainda mais a importância da divulgação midiática e do engajamento de toda a comunidade criativa.

PROGRAMAÇÃO E AÇÕES DO WCD CUIABÁ

Leia Também:  Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios

O WCD Cuiabá contará com 15 ações estratégicas, distribuídas em diferentes espaços da cidade, promovendo imersão, aprendizado e experiências transformadoras.

Destacam-se:
​•​Concurso Cuiabá em Cores – Curadoria de Jaqueline Pessôa, incentivando a expressão artística e a identidade visual da cidade.
​•​Exposição Individual do Batorá na Galeria Lava Pés – Com uma ação especial em parceria com Tintas Coral, promovendo uma collab entre artistas.
​•​Oficina com o artista Luiz – Voltada para crianças, dentro do projeto de arte e educação de Jaqueline Pessôa.
​•​Oficina ministrada por Camila Pereira – Também dentro da Galeria Lava Pés, ampliando o impacto do festival na formação artística.
​•​Passeio Cultural Noturno.
● Palestra Show com lideranças criativas.
● World Creativity Social em parceria com os Voluntários de Elite.
● Encontros e Celebrações Colaborativas, entre outras ações, criadas por inspiradores e seus anfitriões, assim como, de mais de 20 voluntários.

Cada uma dessas ações terá um cronograma específico, com definição de local e tempo de duração disponíveis no link: https://worldcreativityday.com/brazil/cuiaba/home

Para mais informações acessem:

@_omundodelily
@worldcreativityday

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Gestão firma compromisso por plano de 90 dias para comunidade surda

Published

on

Neste 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Prefeitura de Cuiabá celebrou a data com um ato simbólico e prático no Salão Nobre do Palácio Alencastro. Durante o evento, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris firmou, junto ao secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, o compromisso de elaborar, em até 90 dias, um diagnóstico detalhado das necessidades da comunidade surda e um plano estratégico de políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão.

O encontro reuniu diversas pessoas surdas da comunidade, que puderam expor diretamente suas demandas a representantes do Executivo e Legislativo, incluindo os vereadores Samantha Iris e Dilemário Alencar. A proposta é que, a partir desse levantamento, cada secretaria municipal seja envolvida na execução das ações previstas.

“Vamos construir juntos esse planejamento e pensar o que dá pra fazer agora, o que conseguimos fazer no ano que vem e o que pode virar lei pra ir além de nós. É o primeiro passo. Estou à disposição”, afirmou Samantha. “A inclusão é desejo do coração da gestão e sei que os secretários atenderão porque entendem a importância desse processo”.

Leia Também:  Novo grupo de repatriados de Gaza chegará ao Brasil nesta madrugada

Durante a solenidade, Andrico reforçou o compromisso: “Isso aqui é como plantar uma semente. Precisamos do sol, do cuidado, do apoio de todos para fazer florescer. A inclusão de verdade significa remover barreiras, garantir acesso à comunicação, à educação e à dignidade para todos. E isso inclui autistas, cadeirantes, surdos, pessoas com nanismo… todos”.

Ele também destacou que, apesar da legislação garantir direitos, como a Lei 5.376/2010 sobre educação bilíngue nas escolas municipais, muitos desses direitos ainda não saíram do papel. “Estamos cansados de ver a lei ser ignorada. Agora é diferente. Temos gestão, temos vontade e vamos mostrar resultado”.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão, já iniciou um trabalho técnico de levantamento de investimentos, fundos e legislações pertinentes, para tornar Cuiabá uma cidade verdadeiramente acessível e inclusiva. O plano de 90 dias é mais um passo concreto nessa direção.

#PraCegoVer

A foto mostra os participantes do evento realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabá. Na imagem há dezenas de pessoas, entre autoridades e representantes da comunidade surda.

Leia Também:  Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA