MATO GROSSO
900 pessoas são presas e mais de 250 ordens judiciais são cumpridas em duas semanas de operação
Publicado em
12 de dezembro de 2024por
Da RedaçãoNas duas semanas da Operação Tolerância Zero ao Crime Organizado, a Polícia Militar encaminhou mais de 900 pessoas às delegacias e a Polícia Civil cumpriu mais de 250 ordens judiciais. As ações integram as medidas estratégicas lançadas pelo governador Mauro Mendes, no dia 25 de novembro, com o objetivo de combater o crime organizado e reduzir índices criminais.
“As ações da Segurança Pública foram intensificadas com o objetivo de combater as organizações criminosas e, consequentemente, reduzir os índices de criminalidade, incluindo mortes violentas, como homicídios e latrocínios. Essas operações, que fazem parte do pacote de medidas lançado pelo governador Mauro Mendes, representam uma resposta firme aos criminosos, que não ficarão impunes. Estamos apertando o cerco e daremos uma resposta à altura”, destacou o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri.
O secretário apontou também que Mato Grosso mantém um índice de solução de homicídios superior à média nacional. Em 2023, o estado alcançou a taxa de 94,7% de casos resolvidos. Já em 2024, até outubro, o percentual chega a 90,3%.
Ostensividade em todo estado
Em duas semanas de operação, a Polícia Militar encaminhou 900 pessoas às delegacias, sendo 422 delas em situação de flagrante. As ações ocorreram simultaneamente em todos os 15 Comandos Regionais para aumentar o combate às facções criminosas no Estado e garantir a ordem pública para a população.
Na primeira semana da ação, de 25 de novembro a 1º de dezembro, 424 pessoas foram conduzidas para delegacias, das quais 212 em flagrante. 490 quilos de entorpecentes também foram retirados de circulação pela PM em todo o Estado. Nesse período, foram registrados 483 boletins de ocorrência e 20 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).
Na segunda edição, entre os dias 2 e 8 de dezembro, 477 pessoas foram levadas às delegacias, das quais 210 em situação de flagrante. Também foram registradas 75 ocorrências relacionadas ao tráfico e ao uso ilícito de drogas.
Investigações e cumprimento de mandados
A Polícia Civil, por sua vez, realizou 16 operações entre 25 de novembro e 10 de dezembro, resultando no cumprimento de 258 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão e de busca e apreensão. Além disso, foram realizados bloqueios e sequestros de bens avaliados em dezenas de milhões de reais.
Entre as operações da PJC, destaca-se a segunda fase da operação Follow the Money, deflagrada no dia 10 de dezembro. Nessa investigação, bens móveis e imóveis sequestrados somaram aproximadamente R$ 10 milhões. A operação, conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop, teve como alvos três investigados por atuarem como laranjas na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no município.
Entre os 11 imóveis sequestrados na Follow the Money, estão quitinetes, casas em construção e uma chácara à beira de um rio, todos em Sinop, além de dois imóveis em Altamira, no Pará. Também foram sequestrados veículos e contas sociais de uma empresa. As ordens judiciais, expedidas pela 5ª Vara Criminal de Combate ao Crime Organizado de Sinop, incluíram três prisões preventivas, buscas domiciliares e o sequestro de bens móveis e imóveis.
Outro destaque foi a Operação Fair Play, deflagrada para cumprir 19 mandados judiciais, incluindo prisões e buscas, contra um grupo criminoso que lavava dinheiro do tráfico em Cuiabá, com a aquisição de imóvel no litoral sul do país. A operação é um desdobramento do Apito Final, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) de abril deste ano, que investigou o tesoureiro de uma facção criminosa e também o principal alvo da Fair Play.
No âmbito da Fair Play, o juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira, do Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, determinou a suspensão das atividades econômicas do time de futebol amador “Amigos WT” e de uma empresa mecânica de fachada, que eram usadas para lavar o dinheiro do tráfico.
Segundo a GCCO, o time de futebol pertence a Paulo Witer Faria Paelo, conhecido como WT, tesoureiro de uma facção criminosa em Cuiabá. A empresa mecânica, aberta em 2017, é apontada como fachada para atividades ilícitas lideradas por WT. Ambas as pessoas jurídicas foram usadas para movimentar valores oriundos do tráfico de drogas, camuflados por meio de atividades esportivas e comerciais.
Outras operações foram realizadas pela Polícia Civil em cidades como Primavera do Leste, Juruena, Apiacás, Confresa, Ribeirão Cascalheira, Várzea Grande, Alto Taquari, Poconé, Cáceres, Querência, Sinop, São Félix do Araguaia, Rondonópolis, além de Altamira (PA) e Itapema (SC).
Entre 25 de novembro e 10 de dezembro, a Polícia Civil realizou as seguintes operações: Operação Intolerance Ii – Erga Omnes; Operação 777; Operação Fair Play – Erga Omnes; Operação Office Crime; Operação Rastro da Verdade; Operação Preço Fatal; Operação Occultus – Erga Omnes; Operação Redoma – Erga Omnes; Operação Energia Limpa; Operação Cruciatus; – Operação Inativados – Erga Omnes; Operação Smurffing; Operação Ordem Pública – Erga Omnes; Operação Sintetics – Erga Omnes; Operação Gambino; Operação Follow The Money – Erga Omnes; Operação Extorsio.
Apreensões de drogas
A Polícia Civil também realizou grandes apreensões de drogas. No dia 9 deste mês, mais 1.350 tabletes de entorpecentes foram interceptados e apreendidos pelas Forças de Segurança Pública, na região do município de Alto Taquari. O carregamento estava na carroceria de uma camionete Toyota Hilux.
A ação foi realizada pela Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. Outros dois veículos que faziam a escolta da droga foram apreendidos. O condutor de um dos carros foi preso em flagrante delito.
No dia 2 de dezembro, cerca de 1,1 tonelada de maconha foi apreendida pela Polícia Civil em uma residência no bairro Santa Isabel, em Várzea Grande.
A ação da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) resultou também na apreensão de R$ 35 mil em dinheiro, uma camionete, drone, simulacro de arma de fogo, celulares, notebook, balanças de precisão, munição, entre outros materiais.
Um casal foi surpreendido e encaminhado com todo material apreendido para a DRE, onde foram interrogados e autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Ciopaer realiza transferência de paciente de Salto do Céu para Cáceres
Published
10 horas agoon
14 de janeiro de 2025By
Da RedaçãoO Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), realizou, nesta terça-feira (14.01), a transferência de uma paciente do Hospital Municipal de Salto do Céu (349 km de Cuiabá) para o Hospital Regional de Cáceres. A operação aérea foi realizada após solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
A transferência foi solicitada via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) após o Hospital Municipal identificar a necessidade de atendimento especializado de urgência para a paciente, uma mulher de 51 anos. Devido ao alto volume de chuvas, Salto do Céu encontra-se isolada, sem condições para tráfego terrestre ou transporte por táxi aéreo, por não ter pista de pouso.
Atendendo ao chamado da Secretaria Estadual de Saúde, uma equipe do Ciopaer com quatro profissionais, se deslocou rapidamente de Cuiabá até Salto do Céu para realizar o transporte do paciente até Cáceres, com acompanhamento de um médico durante todo o trajeto.
O piloto-comandante, tenente coronel PM Rafael Dias Guimarães explicou que o helicóptero possui facilidade de pousar em locais não homologados, como os utilizados nesta terça-feira, devido à sua mobilidade, permitindo resgates em áreas inacessíveis por veículos terrestres ou aviões.
“A unidade mais próxima que poderia atender a paciente estava a mais de 150 km de distância e o transporte via terrestre, se fosse possível, levaria cerca de três horas. Porém, em cerca de 1 hora, buscamos o médico no Hospital de Cáceres, levamos ele ao Hospital Municipal de Salto do Céu e retornamos com a paciente estabilizada para que pudesse receber o atendimento necessário”, detalhou o tenente coronel.
O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Lima Júnior, destacou a importância do suporte prestado em operações desse tipo. “Graças à estrutura oferecida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e pelo Governo de Mato Grosso, o Ciopaer realiza ações rápidas em todo o Estado e contribui tanto para missões de segurança pública quanto para operações aeromédicas”.
Fonte: Governo MT – MT
Deputado Thiago e vereadores reforçam cobrança para duplicação da BR-163 entre Sinop e a divisa com o Pará
Deputado cobra ação emergencial da Defesa Civil para enfrentar as enchentes em várias regiões de MT
Assembleia, Tribunal de Justiça e Intermat renovam parceria para regularização fundiária
Mariana Goldfarb posa de maio em praia paradisíaca em Noronha: ‘Ousada’
Unidades de Saúde de Várzea Grande voltam a fazer coleta de sangue
CUIABÁ
Câmara vai receber doações para vítimas das chuvas em Cuiabá
14/01/2025 Câmara vai receber doações para vítimas das chuvas em Cuiabá Abraçando a campanha iniciada pela vereadora Katiuscia Manteli (PSB),...
HMC faz 72 cirurgias ortopédicas em 3 dias e reduz fila de espera
Após a visita do prefeito Abilio Brunini e do governador Mauro Mendes, pacientes do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) que...
Defesa Civil de Cuiabá reforça orientações e cuidados durante temporais
A Defesa Civil de Cuiabá orienta a população a redobrar a atenção aos pontos interditados com risco de deslizamentos e...
MATO GROSSO
Ciopaer realiza transferência de paciente de Salto do Céu para Cáceres
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), realizou, nesta terça-feira (14.01),...
Governo de MT auxilia municípios afetados por enchentes; Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam na região
O governador Mauro Mendes determinou que a Defesa Civil do Estado preste o auxílio necessário aos municípios atingidos por enchentes...
Faissal destaca importância de aprovação de projeto de lei que cria Rede Estadual de Ajuda Humanitária
O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) afirmou que pedirá urgência, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para tramitação e...
POLÍCIA
Poconé/MT: PRF apreende skunk e pasta base de cocaína em ônibus interestadual
Na tarde desta segunda feira (13/01), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização de combate a crimes transfronteiriços no km...
Investigado pela Polícia Civlil por estupro de vulnerável é preso em distrito do Amazonas
Um homem investigado pela Polícia Civil de Mato Grosso pelo crime de estupro de vulnerável, foi localizado no fim de...
Foragido com diversas passagens é preso pela Polícia Civil em Cuiabá
Policiais civis da Gerência Estadual de Polinter e Capturas de Cuiabá prenderam, na manhã desta terça-feira (14.01), um criminoso com...
FAMOSOS
Mariana Goldfarb posa de maio em praia paradisíaca em Noronha: ‘Ousada’
Mariana Goldfarb, de 34 anos de idade, encantou seguidores, nesta terça-feira (14), ao tirar fotos para lá de sensuais em uma...
Ticiane Pinheiro posa de biquíni em passeio de barco e esbanja shape trincado: ‘Gata’
Ticiane Pinheiro, de 48 anos, tirou o fôlego da web na tarde desta terça-feira (14) ao posar de biquíni durante...
Kayky Brito encanta fãs ao posar com filho caçula de Sthefany Brito: ‘Capitão América’
Kayky Brito encantou os seguidores ao posar para fotos ao lado do sobrinho caçula, Vicenzo, filho de Sthefany Brito, no colo....
ESPORTES
São Paulo desembarca em Orlando para pré-temporada 2025
O elenco do São Paulo se reapresentou na quarta-feira (8) no CT da Barra Funda e, em seguida, embarcou para...
Manchester City intensifica negociações por Vitor Reis do Palmeiras
O Manchester City está forte na briga pela contratação do zagueiro Vitor Reis, do Palmeiras. Representantes do clube inglês estiveram...
Flamengo inicia pré-temporada 2025 com foco na Supercopa do Brasil
O Flamengo deu início à pré-temporada 2025 na quarta-feira (8), com a reapresentação do elenco principal no CT George Helal....
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
MATO GROSSO7 dias ago
Setasc e Sema realizam cadastro do Repesca para pescadores em Barão de Melgaço nesta quinta-feira (09)
-
MATO GROSSO7 dias ago
Politec de Juína procura por familiares de homem encontrado morto em auto posto
-
Ministério Público MT4 dias ago
Ministério Público inicia jornada pela certificação Lixo Zero
-
POLÍCIA7 dias ago
Autor de furto a loja masculina em Confresa é preso em flagrante pela Polícia Civil