MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros localiza corpo de homem que desapareceu no Rio Arinos

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na manhã desta quinta-feira (28.11), o corpo de um homem de 40 anos, vítima de afogamento no Rio Arinos, no município de São José do Rio Claro (a 297 km de Cuiabá). O homem estava desaparecido desde a noite de terça-feira (26.11), quando foi visto pela última vez submergindo nas águas do rio.

A equipe da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5ª CIBM) foi acionada na quarta-feira (27.11) e iniciou as buscas utilizando o equipamento de mergulho autônomo. As operações concentraram-se em um raio de 500 metros a partir do último ponto em que a vítima foi avistada.

Na manhã da quinta-feira (28.11), as equipes deram continuidade às buscas e, após horas de trabalho em águas turvas e com forte correnteza, o corpo foi localizado às margens do rio, a cerca de 5 quilômetros do ponto inicial de busca.

Os bombeiros realizaram a retirada do corpo da vítima da água e, em seguida, entregueram à Polícia Judiciária Civil para os procedimentos legais e encaminhamento adequado.

Leia Também:  Homem é preso pela PM após agressão e ameaças contra esposa em Rondonópolis

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Polícia Civil usará protocolo internacional para alertar desaparecimentos de crianças e adolescentes em situação de risco

Published

on

A Polícia Civil de Mato Grosso aderiu ao protocolo Amber Alerts, sistema adotado pelo Ministério da Justiça no Brasil para auxiliar na divulgação em redes sociais sobre desaparecimentos ou sequestros de crianças ou adolescentes em situações de risco.

O sistema de alertas dispara publicações nas plataformas da Meta, que incluem o Facebook e Instagram, para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre suspeitos de envolvimento no crime. O alerta é publicado no raio de até 160 quilômetros do local onde a vítima foi vista pela última vez.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública aderiu ao Termo de Cooperação com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para que a Polícia Civil possa usar o sistema Amber, que no Brasil é gerido pelo órgão federal.

Em Mato Grosso, o serviço é coordenado pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que tem o Núcleo de Pessoas Desaparecidas e dá suporte às delegacias do interior na apuração sobre o desaparecimento de pessoas. No caso do protocolo Amber, o alerta é direcionado para a divulgação sobre o sumiço de menores de idade em situação suspeita e que possa colocar em risco a integridade física da vítima.

Leia Também:  CGE apresenta projeto de digitalização com mão de obra de 40 pessoas surdas à Sefaz

A mensagem de desaparecimento ficará disponível por até 24 horas nas redes sociais, com telefones de contato da Polícia Civil para envio de informações sobre o possível paradeiro da vítima.

O delegado titular da DHPP, Rodrigo Azem, explica que as informações sobre a criança ou adolescente desaparecido em circunstâncias que apontam risco são enviadas ao Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Senasp, que envia o alerta à empresa proprietária do Instagram e Facebook.

As Delegacias Regionais da Polícia Civil no interior do Estado receberam instruções nesta semana sobre o funcionamento do Amber Alert, que será divulgado a todas as delegacias de Mato Grosso.

Para o delegado Roberto Amorim, do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da DHPP, o alerta é uma ferramenta importante para auxiliar na apuração sobre menores de idade que estejam em possível risco e tem um alcance maior na divulgação.

Ministério da Justiça

No Brasil, o Amber Alert é gerido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que se tornou signatário do serviço em 2023 após um acordo de cooperação com a empresa Meta.

Leia Também:  Comando Geral da PM promove encontro inclusivo com pessoas com TEA

A cooperação estabelece que as Polícias Civis dos estados, após identificar que o caso se enquadra nos requisitos do Amber Alerts – crianças e adolescentes vítimas desaparecidas e com iminente risco de lesão corporal – repassa as informações ao Ciberlab do Ministério da Justiça, que comunica a empresa Meta. Caso a vítima seja localizada, o alerta será removido. Em caso de novas informações sobre a mesma vítima, o protocolo do alerta pode ser acionado mais de uma vez.

O Brasil foi o 33º país a aderir ao Amber para localizar crianças e adolescentes desaparecidos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA