MATO GROSSO

Polícia Militar localiza suspeito de matar filha e esfaquear familiares em São José dos Quatro Marcos

Publicado em

Uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o 6º Comando Regional da Polícia Militar, na madrugada deste sábado (30.11), resultou na localização do suspeito que matou a própria filha e esfaqueou outros três familiares, em São José dos Quatro Marcos, na última quinta-feira (28.11). O criminoso foi localizado em Figueirópolis d’Oeste e entrou em confronto armado com as forças policiais.

O crime foi registrado na noite de quinta-feira (28), na zona rural do município. As equipes policiais foram acionadas para verificar uma situação de homicídio entre familiares. No local, os militares encontraram quatro vítimas esfaqueadas, incluindo Talita Evaristo da Silva, de 15 anos, que já se encontrava sem vida.

Desde então, as forças policiais intensificaram o policiamento da região e iniciaram trabalho de inteligência para a localização do criminoso.

Na madrugada de sábado (30), as equipes receberam informações de que o homem procurado estava escondido em uma propriedade rural de Figueirópolis d’Oeste.

Os militares se deslocaram ao endereço informado e localizaram o homem dormindo fora da sede da fazenda, em um cocho para gado. Ao ser abordado, foi visto que o suspeito estava armado. Ele reagiu contra a equipe militar, que revidou a ação. Ele foi conduzido até uma unidade de saúde, onde foi confirmada sua morte.

Leia Também:  Polícia Civil faz buscas em empresa que loca contêineres e conduz quatro pessoas

O homem foi identificado como Vanderley Evaristo da Silva, de 44 anos. Com ele estava uma pistola de calibre .9mm, uma faca e materiais para acampamento.

Operação Tolerância Zero

A Polícia Militar de Mato Grosso lançou, nesta sexta-feira (29.11), a primeira edição da Operação Tolerância Zero. A operação ocorre simultaneamente em todos os 15 Comandos Regionais da PMMT até o dia 1º de dezembro, intensificando a presença e atuação da Polícia Militar em todo o território estadual.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Cláudio Fernando Tinoco, enfatiza que a operação tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo para o combate às facções e a criminalidade, em todo o Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Polícia Civil usará protocolo internacional para alertar desaparecimentos de crianças e adolescentes em situação de risco

Published

on

A Polícia Civil de Mato Grosso aderiu ao protocolo Amber Alerts, sistema adotado pelo Ministério da Justiça no Brasil para auxiliar na divulgação em redes sociais sobre desaparecimentos ou sequestros de crianças ou adolescentes em situações de risco.

O sistema de alertas dispara publicações nas plataformas da Meta, que incluem o Facebook e Instagram, para anunciar a descrição da criança sequestrada ou desaparecida e informações sobre suspeitos de envolvimento no crime. O alerta é publicado no raio de até 160 quilômetros do local onde a vítima foi vista pela última vez.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública aderiu ao Termo de Cooperação com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para que a Polícia Civil possa usar o sistema Amber, que no Brasil é gerido pelo órgão federal.

Em Mato Grosso, o serviço é coordenado pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que tem o Núcleo de Pessoas Desaparecidas e dá suporte às delegacias do interior na apuração sobre o desaparecimento de pessoas. No caso do protocolo Amber, o alerta é direcionado para a divulgação sobre o sumiço de menores de idade em situação suspeita e que possa colocar em risco a integridade física da vítima.

Leia Também:  Apreensão de Drogas é Realizada pela Polícia Rodoviária Federal na BR 070

A mensagem de desaparecimento ficará disponível por até 24 horas nas redes sociais, com telefones de contato da Polícia Civil para envio de informações sobre o possível paradeiro da vítima.

O delegado titular da DHPP, Rodrigo Azem, explica que as informações sobre a criança ou adolescente desaparecido em circunstâncias que apontam risco são enviadas ao Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Senasp, que envia o alerta à empresa proprietária do Instagram e Facebook.

As Delegacias Regionais da Polícia Civil no interior do Estado receberam instruções nesta semana sobre o funcionamento do Amber Alert, que será divulgado a todas as delegacias de Mato Grosso.

Para o delegado Roberto Amorim, do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da DHPP, o alerta é uma ferramenta importante para auxiliar na apuração sobre menores de idade que estejam em possível risco e tem um alcance maior na divulgação.

Ministério da Justiça

No Brasil, o Amber Alert é gerido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que se tornou signatário do serviço em 2023 após um acordo de cooperação com a empresa Meta.

Leia Também:  Etapa final do Festival de Quadrilhas Juninas 2023 acontece em Tangará da Serra neste fim de semana

A cooperação estabelece que as Polícias Civis dos estados, após identificar que o caso se enquadra nos requisitos do Amber Alerts – crianças e adolescentes vítimas desaparecidas e com iminente risco de lesão corporal – repassa as informações ao Ciberlab do Ministério da Justiça, que comunica a empresa Meta. Caso a vítima seja localizada, o alerta será removido. Em caso de novas informações sobre a mesma vítima, o protocolo do alerta pode ser acionado mais de uma vez.

O Brasil foi o 33º país a aderir ao Amber para localizar crianças e adolescentes desaparecidos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA