" GISELA SIMONA "
Um novo olhar sobre a influência do horário gratuito nas eleições de 2024
Publicado em
4 de setembro de 2024por
Da RedaçãoComeçou a propaganda eleitoral em Rádio e TV. Como deputada federal e presidente do diretório do União Brasil, na capital mato-grossense, vejo o horário gratuito como um momento propício para que os candidadatos que disputam a majoritária, em especial, para aqueles que buscam o comando da Prefeitura de Cuiabá mostrem propostas bem para além das narrativas e dos discursos. Sobretudo, distante dos ataques rasteiros, das fake news e das trocas de farpas.
Propostas que reorganizem uma capital, caixa de ressonância do Estado, que está estruturalmente abandonada. Alvo de 21 operações policiais por conta de corrupção e de enormes esquemas de desvio de dinheiro público. Sem falar de uma saúde novamente colapsada com o retorno da Pasta para as mãos do atual gestor da capital, após o fim da Intervenção decretada, na época, de março a dezembro de 2023, pela Justiça de Mato Grosso.
Pois enquanto esteve sob o comando do Gabinete Estadual de Intervenção, até por conta do absoluto caos que reinava na saúde de Cuiabá, unidades foram reabertas, reformadas e outras inauguradas. As longas filas de espera para as cirurgias foram reduzidas, houve um aumento de 129% em consultas e procedimentos nas UPAs e policlínicas, além da reativação de 17 UTIs e 53 leitos de enfermaria. Período, inclusive, que veio à tona que centenas de pacientes chegaram a aguardar até seis anos a realização de uma cirurgia e inúmeros morreram à espera dela.
Venho frisando em minhas viagens pelo interior sobre a importância de dialogar com a população e observar que algo novamente mudou na forma de falar com o eleitor. Em especial, para o União Brasil que terá em Mato Grosso 1.327 candidaturas, 96 a prefeito, 30 vice-prefeito e o restante disputando cadeiras nas câmaras de vereadores, nos 142 municípios.
Claro que a gente sabe que as últimas eleições foram realizadas sob a égide das redes sociais, de seu movimento rápido e que elas vieram para ficar. Contudo, nestas eleições tenho percebido um movimento interessante em favor do resgate, na credibilidade da propaganda eleitoral em rádio e tevê.
É como se ela voltasse a ficar na moda, o que não é difícil de entender, porque se nesta rede interligada de computadores todos passaram a ser protagonistas, igualmente, muitos acabaram comprando ‘gato por lebre’ com a invasão das fakes news. Assim, propostas mais urgentes que pudessem contribuir para sedimentar a igualdade, com base na equidade, foram esvaziadas em nome de ‘mentiras deslavadas’, que ganharam a credibilidade que não mereciam. Principalmente, em período eleitoral no Brasil, quando o TSE sempre constata um volume gigantesco de notícias falsas, compartilhadas como verdades incontestáveis, muitas delas se tornando combustível para uma verdadeira ‘máquina de ódio’.
É sob este olhar que acredito como, aliás, muitos articulistas políticos comungam, que o retorno da credibilidade do programa eleitoral gratuito está ocorrendo até porque é mais difícil a disseminação da fake news. Que se pauta, comumente, em uma notícia metirosa, uma meia verdade ou uma situação fora de contexto. Mas em todas essas possibilidades falando para as bolhas certas o que elas querem ouvir ou temem ouvir.
Soma-se a este novo momento a reconstrução imagética de que o horário gratuito oferece credibilidade e influência sobre o eleitor. Homens e mulheres que compreendem que a base da política pública é a reorganização das instituições, na construção de alternativas públicas que em todas as suas fases apontem perspectivas de mudança em favor das pessoas.
Outra novidade que promete ampliar o protagonismo dos candidatos são as mudanças realizadas nas regras para a distribuição do tempo de Rádio e de TV, atualizada este ano pela Resolução nº 23.732/2024. Como a exigência que partidos políticos e federações destinem tempo proporcional no rádio e na televisão a mulheres e candidaturas de pessoas negras.
Para as mulheres, deve ser assegurado um mínimo de 30% desse tempo. Uma vitória que será dividida, de acordo com dados do TSE, com 155 mil candidatas de um total de 456,3 mil candidaturas registradas para disputar as eleições deste ano em todo o país. Portanto, 33% do chamado tempo de antena será destinado a elas. Do total de mulheres, mais da metade (80,6 mil) são negras. Entre os homens, há 141,4 mil negros, o equivalente a 46,9% das candidaturas masculinas.
Além do tempo nos veiculos de comunicação de massa, as agremiações terão ainda que destinar para candidaturas femininas e de pessoas negras uma quantia proporcional de recursos públicos recebidos do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas. Já que o objetivo é garantir a viabilidade dessas candidaturas e dar efetividade à política afirmativa, de forma que os cidadãos tenham a oportunidade de conhecer essas pessoas que buscam se eleger.
Mudanças que não só fortalecem a democracia como também garantem igualdade de oportunidades no processo eleitoral para aqueles que buscam na política, um assento nas mesas de decisões. Desta forma, precisando dialogar com seriedade áreas-chaves como uma educação de qualidade que esteja associada à valorização. Com programas que assegurem melhorias nas escolas municipais, com infraestrutura adequada, merenda de qualidade, material didático moderno e formação continuada para os professores.
Que mostre um plano robusto de mobilidade urbana, célere e viável, capaz de promover a recuperação das vias públicas, além de um transporte coletivo eficiente, com alternativas sustentáveis.
Programas que apontem medidas públicas que incentivem o crescimento econômico, que ajudem a combater a desigualdade social, integrem comunidades marginalizadas e promova a inclusão. Alternativas práticas que façam o enfrentamento a violência contra a mulher, na busca de consolidar uma cultura anti-machista.
Mas, sobretudo, candidatos que convençam o eleitor que vão inserir mais transparência na gestão pública, com prestação de contas clara e rigorosa. Em planos que modernizem a administração, assegurando que recursos sejam usados de forma eficiente e sem uma corrupção que insiste em se naturalizar entre nós.
Mais do que isto, programas de governo que visibilizem aquelas pessoas que estão há anos em silêncio forçado, vivendo à margem de uma sociedade que enverniza seus sonhos e cada vez mais os distanciam da prática.
Gisela Simona é cuiabana, advogada e deputada federal pelo União Brasil
MATO GROSSO
Quebrando o silêncio e encorajando: “Se precisar, peça ajuda” / Por: Virgínia Mendes
Published
3 meses agoon
19 de setembro de 2024By
Da Redaçãoperspectiva. A depressão pode ter várias causas, incluindo fatores genéticos, perdas pessoais, desilusão amorosa e abuso de substâncias.
A doença faz com que a pessoa se sinta envergonhada, rejeitada e solitária, e, devido à sua subestimação social, pode levar a pensamentos suicidas como uma forma de escapar das angústias. É crucial buscar acompanhamento profissional para o tratamento da depressão, o qual pode reduzir significativamente o risco de suicídio.
Se você está passando por um momento difícil, saiba que não está sozinho(a). Pedir ajuda é um ato de coragem. Converse com alguém de confiança, procure um profissional e, se precisar, ligue para o CVV: 188.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no Brasil, 12,6% dos homens, a cada 100 mil, em comparação com 5,4% das mulheres, a cada 100 mil, morrem devido ao suicídio. A única maneira de ajudar uma pessoa que está com pensamentos suicidas é o apoio de pessoas próximas e profissionais. Se precisar, peça ajuda; esse é o melhor caminho. Nem sempre conseguimos superar nossas fragilidades sozinhos. Além dos familiares e amigos, procure um profissional habilitado. O processo não é fácil, mas, com determinação e fé, a superação é uma questão de tempo.
Quem acompanha meu trabalho sabe que já passei por inúmeros desafios com minha saúde, momentos delicados. A única coisa que eu pensava era como superar algo que não dependia apenas de mim. Todas as doenças que enfrentei e a minha superação diária vão além da minha força de vontade. No meu caso, a fé em Deus, a minha família e a ajuda profissional foram primordiais, pois há momentos em que o corpo e a mente cansam. É nesse momento que precisamos ser humildes o suficiente para dizer: “Sim, eu preciso de ajuda”.
A vida é maravilhosa; a vida é um presente diário. “Se precisar, peça ajuda.”
Virginia Mendes é economista, mãe de três filhos, primeira-dama de MT e voluntária nas ações de Governo na área social por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF).
Clique no Instagram Virgínia Mendes.
Geração Própria Solar Enquadrada no REIDI Impulsiona a Transição Energética, Afirma ABSOLAR
Produção de Ovos no Brasil Alcança Novo Recorde e Preços Continuam em Queda no 3º Trimestre
Cuidados Essenciais para Proteger as Lavouras de Café no Verão
Abiove Atualiza Projeções Recordes para o Complexo da Soja em 2025
Polícia Civil usará protocolo internacional para alertar desaparecimentos de crianças e adolescentes em situação de risco
CUIABÁ
Natal da Gente 2024 chega ao bairro Pedra 90 nesta sexta-feira (13), às1 9h
A programação do Natal da Gente 2024, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte...
ECSP e SMS refutam falsas declarações do prefeito eleito sobre internações desnecessárias
A Empresa Cuiabana de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde vêm a público esclarecer as falsas informações divulgadas...
FONAC 83: Cuiabá-Prev e os desafios para o equilíbrio do sistema previdenciário
No FONAC 2024, o secretário adjunto de Assuntos Previdenciários de Cuiabá, Fernando Jorge, compartilhou sua trajetória à frente do Cuiabá-Prev...
MATO GROSSO
Polícia Civil usará protocolo internacional para alertar desaparecimentos de crianças e adolescentes em situação de risco
A Polícia Civil de Mato Grosso aderiu ao protocolo Amber Alerts, sistema adotado pelo Ministério da Justiça no Brasil para...
Governo inaugura espaço exclusivo para atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência em Pontes e Lacerda
O Governo de Mato Grosso inaugurou um espaço exclusivo para atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência de gênero...
Primeira-dama de MT lança selo adesivo “Autista a Bordo” e credencial de estacionamento para pessoas com TEA
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, junto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), lançou o selo adesivo “Autista...
POLÍCIA
Polícia Civil usará protocolo internacional para alertar desaparecimentos de crianças e adolescentes em situação de risco
A Polícia Civil de Mato Grosso aderiu ao protocolo Amber Alerts, sistema adotado pelo Ministério da Justiça no Brasil para...
Polícia Civil cumpre 12 mandados judiciais contra o crime organizado em Terra Nova do Norte
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (13.12), em Terra Nova do Norte, a Operação Terra Limpa para cumprimento de doze...
Polícia Civil prende pai e filho envolvidos em homicídio de pastor em Tangará da Serra
A Divisão de Homicídios da Delegacia de Tangará cumpriu dois mandados de prisão, durante a 2ª fase da Operação Púlpito...
FAMOSOS
Dira Paes exibe silhueta em cliques ousado feita pelo marido e agita web: ‘Nua?’
Dira Paes exibe silhueta em foto feita pelo marido, o diretor de fotografia Pablo Baião. “Luz, sombra, relance…”, escreveu a atriz em...
Virginia Fonseca exibe cliques após fim de viagem e agradece: ‘Obrigada, Bahamas’
Virginia Fonseca compartilhou um álbum de fotos, em suas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (12), para marcar o fim da...
Junno Andrade celebra 12 anos com Xuxa e se declara: ‘O seu sorriso ilumina o mundo’
Junno Andrade, de 61 anos, usou as redes sociais nesta quinta-feira (12), dia que completa 12 anos de relacionamento com Xuxa,...
ESPORTES
Botafogo é eliminado na estreia da Copa Intercontinental após ser goleado pelo Pachuca
Três dias após celebrar a conquista do Campeonato Brasileiro, o Botafogo enfrentou uma dura realidade na Copa Intercontinental. Na tarde...
Vasco fecha 2024 com vitória sobre Cuiabá e garante vaga na Copa Sul-Americana
Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama encerrou sua temporada de 2024 com uma vitória por 2...
RB Bragantino garante permanência na Série A com goleada sobre o Criciúma
Em um confronto decisivo neste domingo, o RB Bragantino assegurou sua vaga na Série A do Campeonato Brasileiro para 2025...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Ministério Público MT7 dias ago
Melhores iniciativas de autocomposição do MPMT são premiadas
-
TCE MT4 dias ago
TCE-MT propõe solução emergencial para evitar colapso na saúde de Cuiabá e VG
-
Ministério Público MT3 dias ago
Réu é condenado a 20 anos de reclusão por matar vítima com 30 facadas
-
POLÍCIA6 dias ago
Polícia Civil apreende 50 peças de entorpecentes em Primavera do Leste