A Diretoria da Polícia Civil de Mato Grosso recebeu a visita institucional da Diretoria do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta segunda-feira (14.04), em Cuiabá.
O encontro técnico, ato de recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), teve como objetivo a fiscalização e auditoria acerca do uso e execução dos recursos financeiros, transferidos pelo Governo Federal através do Fundo Nacional de Segurança Pública aos Estados.
A delegada-geral, Daniela Maidel, junto com os diretores, recepcionaram a comitiva liderada pela diretora Camila Pintarelli. Os representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, conheceu primeiramente alguns dos investimentos em tecnologia, que possibilitaram a criação e desenvolvimento do “Geia”, sistema único de funcionalidades da Polícia Civil.
Foram apresentados os serviços digitais implantados pela instituição mato-grossense, e que vem proporcionado a organização tanto administrativa quanto investigativa. Esses avanços reforçam a importância em atender a crescente demanda de investir na tecnologia de segurança. Uns dos investimentos alcançados através da aplicação dos recursos oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, foram a instalação de leitores biométricos em todas as delegacias do estado e o reconhecimento facial.
Durante a reunião institucional também foi demonstrado o trabalho de capacitação continuada promovido com os recursos federais, pela Academia de Polícia Civil, buscando o aperfeiçoamento e treinamento dos servidores, que além da capacitação técnica reflete na valorização e reconhecimento do profissional.
A unidade de ensino da Polícia Civil tem colocado cada vez mas em prática a preparação das habilidades investigativas, elaborando atividades e instruções com preparo e inteligência, assim contribuindo com o fortalecimento da segurança pública e a prestado de serviço de qualidade.
Conforme a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, o FNSP apoia projetos de segurança pública e prevenção à violência, bem como financia ações destinadas a reequipamento, treinamento e qualificação de policiais e servidores da área em todo Brasil.
“Como gestora do Fundo Nacional de Segurança Pública parabenizo a Polícia Civil de Mato Grosso pelas excelentes ações e práticas implementadas, o que traz alegria e segurança ao verificar que de fato os recursos disponibilizados pela Governo Federal estão sendo aplicados de forma eficiente’, elogiou a diretora Camila Pintarelli.
Mais um homem investigado por envolvimento no espancamento que resultou na morte de um boliviano em Cáceres foi preso pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (24.4), em ação para cumprimento de mandado judicial.
O suspeito, de 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela 1ª Vara Criminal da Comarca local, após ser identificado na investigação conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres para apurar o crime.
O jovem foi localizado pelos policiais civis na residência de um familiar no bairro Vila Irene.
Os envolvidos devem responder pelos crimes de homicídio qualificado por motivo fútil, mediante recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima.
Crime
Na madrugada do dia 15 de abril, três pessoas foram agredidas e uma delas acabou morrendo alguns dias depois no hospital.
Conforme apurado, as vítimas foram até uma casa onde acontecia uma festa. Ao chegarem ao local, o som estava alto, e uma das mulheres bateu no portão que caiu em cima de outra pessoa gerando uma confusão generalizada.
Os participantes da festa acharam que quem havia derrubado o portão foi o boliviano Fredy Pena Charupa e começaram a agredi-lo, dando chutes na região da cabeça e o jogando contra o muro.
As outras duas mulheres também foram agredidas com chutes e puxões de cabelo. Devido à gravidade das agressões, Fredy Pena Charupa, de 47 anos, ficou em coma e foi levado para uma UPA. Em estado grave, não resistiu aos ferimentos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade