POLÍCIA

Segunda fase de operação cumpre 20 mandados judiciais contra núcleo financeiro do tráfico em Sinop

Publicado em

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop deflagrou, nesta terça-feira (10.12), a segunda fase da operação Follow the Money contra alvos investigados pela lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no município, com o cumprimento de mandados de prisão, buscas, sequestro de bens móveis e imóveis. A operação conta com a colaboração da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz).

As ordens judiciais incluem três prisões preventivas, três buscas domiciliares, sequestro de dois veículos, sequestro do capital social de uma empresa e sequestro de placas solares. A decisão judicial determinou ainda o sequestro de 11 imóveis, sendo oito em Sinop, um em Cuiabá e dois em Altamira (PA).

As três pessoas presas nesta segunda fase da operação atuavam como laranjas na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Todos tinham sido presos na primeira fase da operação, em março deste ano, mas estavam em liberdade provisória.

Uma das prisões é a da proprietária de uma farmácia, em Cuiabá, que teve as atividades suspensas na primeira fase da Follow the Money. Os valores movimentados, conforme apontou a investigação, evidenciam a atividade de lavagem de capitais .

Leia Também:  CPI dos Atos Antidemocráticos ouve ex-número 2 do GSI nesta segunda

Outros dois presos são o irmão e a cunhada do líder da facção criminosa que atua na cidade de Sinop e está detido em uma penitenciária estadual. O casal recebia ordem de dentro da unidade prisional e fazia negócios, como compra de imóveis, em nome deles e de ‘laranjas’ visando obter lucro e passar aparência de licitude aos valores oriundos da venda de drogas.

O cumprimento dos mandados contou com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil de Mato Grosso.

Primeira fase da Follow the Money

Em março deste ano, a Derf de Sinop deflagrou a Operação Follow The Money para cumprir 136 ordens judiciais contra investigados envolvidos em lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas no município, entre elas a a suspensão das atividades e doação de medicamentos de uma farmácia em Cuiabá usada para lavar dinheiro das ações criminosas.

As investigações iniciaram a partir de uma apreensão de 400 tabletes de maconha, localizados pela Derf de Sinop em uma chácara na zona rural da cidade, em julho de 2022.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre buscas em investigação de furtos e adulteração de motocicletas em Cáceres

A partir da localização da droga, a equipe da unidade especializada revelou um esquema de lavagem de dinheiro sustentado a partir do tráfico de drogas na cidade. Foi apurada a existência de empresas fantasma e também de empresas reais que dissimulavam o capital ilícito dando a aparência de licitude às transações.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Poconé/MT: PRF apreende skunk e pasta base de cocaína em ônibus interestadual

Published

on

Na tarde desta segunda feira (13/01), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização de combate a crimes transfronteiriços no km 635 da BR-070, em Poconé/MT, quando abordou um ônibus de linha que fazia o trajeto Rio Branco/AC x Goiânia/GO.

Após entrevistas com os passageiros, os policiais localizaram na mala de uma passageira,que afirmou inicialmente ter vindo de Porto Velho/RO quatro tabletes de substância análoga a skunk, pesando aproximadamente 4,28 kg, e dois tabletes de substância semelhante à pasta base de cocaína, com peso estimado de 2,21 kg.

A passageira informou posteriormente que transportava os entorpecentes de Santarém/PA para Goiânia/GO e que receberia uma quantia em dinheiro pelo serviço.

Diante dos fatos, foi constatada, a princípio, a ocorrência de tráfico de drogas. A suspeita foi encaminhada, ilesa, à Delegacia de Polícia Civil em Poconé para os procedimentos cabíveis.

Ações como esta, destacam o papel fundamental da PRF no combate ao tráfico de drogas e na prevenção de crimes transfronteiriços, garantindo um trânsito mais seguro e uma sociedade mais protegida.

Leia Também:  Gaeco cumpre mandados em apoio a investigação por ato de improbidade

Fonte: PRF – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA