Saúde
Ministro da Saúde empossa novos diretores da ANS e reforça integração entre SUS e saúde suplementar
Publicado em
17 de setembro de 2025por
Da Redação
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, empossou nesta quarta-feira (17) os novos diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e defendeu maior integração entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde suplementar. A cerimônia, realizada em Brasília (DF), marcou a posse do diretor-presidente, Wadih Damous, e da diretora de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO), Lenise Secchin.
O ato contou com a presença de autoridades como o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Leandro Safatle; o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello; e o deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS), entre outros.
Na ocasião, Padilha ressaltou a importância da integração entre os dois sistemas de saúde, reforçando a visão de complementaridade. “Um não existe sem o outro. Qualquer pensamento que busque separar ou criar antagonismos entre o Sistema Único de Saúde e a saúde suplementar não tem fundamento. Um depende do outro para se desenvolver e crescer.”
Ele destacou ainda a saúde como motor de desenvolvimento do país, conectando o cuidado da população ao fortalecimento da economia nacional. “Separados, nós não vamos crescer. Juntos, SUS e saúde suplementar podem garantir o direito à saúde e, ao mesmo tempo, impulsionar o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, fundamental para reduzir desigualdades e fortalecer a soberania do Brasil”, disse Padilha.
Durante o discurso de posse, o novo diretor-presidente da ANS, Wadih Damous, reafirmou o compromisso da gestão em fortalecer a integração entre o setor suplementar e o SUS. Ao citar o programa Agora Tem Especialistas, ressaltou a importância da iniciativa como medida de cidadania e de alívio ao sistema público.
“Quero estar na ANS junto com o ministro Padilha para tocar esse programa, que se traduz em construção de cidadania. Conclamo todo o setor regulado a participar e colaborar na consolidação dessa iniciativa, que desafoga o SUS, garante acesso a milhões de brasileiros e fortalece a lógica de uma saúde verdadeiramente suplementar e integrada”, afirmou Wadih Damous.
Já a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Lenise Secchin, destacou a relevância do fortalecimento do SUS e o papel complementar da saúde suplementar no atendimento à população. Ela também enfatizou a importância de uma regulação baseada na ciência, mas aberta à escuta da sociedade. “Todas as incorporações que a Agência faz são técnicas e científicas, mas sempre ouvindo também a sociedade. Essa escuta e esse acolhimento precisam ser considerados na regulação econômica e social, porque saúde é um direito e precisa ser respeitada”.
Taís Nascimento
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Saúde
Saúde da mulher: SUS avança no cuidado integral e equidade
Published
7 horas agoon
17 de setembro de 2025By
Da Redação
Ao longo dos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência à mulher foi marcada por avanços significativos associados à expansão da Estratégia Saúde da Família (eSF) e à ampliação do acesso à Atenção Primária à Saúde (APS). Entre os destaques, estão os progressos na saúde sexual e reprodutiva, com oferta de diferentes métodos contraceptivos, a ampliação da cobertura do pré-natal e as ações voltadas à prevenção do câncer e outras condições crônicas.
As mulheres representam a maioria da população do país: são mais de 104 milhões de brasileiras. Elas representam 75% da força de trabalho no serviço público de saúde, de acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Em Caruaru (PE), a agente comunitária de saúde Marivania Maria dos Santos destaca como os avanços do SUS mudaram o cuidado e ampliaram a qualidade na saúde da mulher. “Sou de um tempo em que precisávamos acompanhar nossa mãe até à cidade, a pé ou de jumento, para ela fazer um exame ginecológico simples. Hoje, as mulheres têm a oportunidade de serem atendidas aqui na UBS da zona rural. A comunidade tem acesso à consulta, profissionais capacitados e equipe multiprofissional”, frisa.
Foto: arquivo pessoal
Políticas e programas que fazem a diferença
Em 2011, novas conquistas se destacaram com a estruturação das linhas de cuidado materno-infantil. Entre elas: o fortalecimento do pré-natal humanizado, a promoção do parto seguro, o incentivo ao aleitamento materno, a ampliação das casas da gestante e dos centros de parto normal, além da garantia da presença de acompanhantes e a implantação de boas práticas obstétricas.
A estudante e moradora de Taguatinga (DF), Ana Luiza Arantes Lima, fez acompanhamento em uma UBS durante toda a gestação e pós-parto. Ela conta que teve muita dificuldade durante a amamentação e foi na unidade básica que conseguiu o auxílio necessário. “Cheguei na UBS desesperada e fui prontamente atendida. A enfermeira me orientou e deu muito suporte emocional. Segui amamentando e fui doadora de leite materno. É ótimo saber que temos essa assistência prestada de uma forma tão cuidadosa e especial, e, o principal, gratuita”.
O Brasil conta com a maior e mais complexa rede de banco de leite do mundo, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde por meio do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). No total, são 226 bancos distribuídos em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Foto: Rodrigo Nunes/MS
Com foco na redução da mortalidade materna por causas evitáveis no Brasil, principalmente das mulheres pretas e indígenas, em 2023, foi lançada a Rede Alyne. Esta é a principal estratégia para reorganizar a rede de serviços materno-infantis do país, com atenção às populações em maior situação de vulnerabilidade.
Outra iniciativa para promoção à saúde é o Programa Dignidade Menstrual, que garante a oferta gratuita de absorventes menstruais e prevê ações de enfrentamento à desinformação e de conscientização sobre a menstruação enquanto fenômeno natural que deve ser acolhido e cuidado.
Cuidado integral para todas
O SUS, enquanto política pública universal, se consolidou como uma conquista fundamental para a saúde das mulheres, como instrumento de redução das desigualdades de gênero e uma agenda governamental prioritária que promove cuidado integral e equitativo para as mulheres brasileiras.
Moradora de Salvador (BA), Nathalia de Souza Nunes é uma mulher trans que construiu uma relação de confiança com a equipe de saúde da UBS quando iniciou seu processo de hormonização, em 2019. “Na minha unidade, sempre estiveram junto comigo na minha luta. Fui muito acolhida, tive momentos de alegria e sempre pude conversar sobre qualquer assunto com as enfermeiras. A equipe me apoiou para mudar o nome no cartão SUS e indicaram quais unidades de saúde eu deveria procurar para continuar meu atendimento. Se hoje sei onde buscar ajuda no SUS é graças a essa equipe”, conta Nathalia.
Agnez Pietsch
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde

Palmeiras vence River Plate e conquista vitória crucial em Buenos Aires

Botafogo empata com Mirassol e fica fora do G4 do Brasileirão

Atlético-MG cede empate heroico para o Bolívar na altitude de La Paz

Ministro da Saúde empossa novos diretores da ANS e reforça integração entre SUS e saúde suplementar

Ministra participa de sanção da lei que protege crianças e adolescentes no ambiente digital
CUIABÁ


A Prefeitura de Cuiabá convoca 09 candidatos aprovados para diversos cargos
A Prefeitura de Cuiabá publica nesta quarta-feira (17) editais de convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos...


Baixinha diz que fake news sobre falta de aparelho para mamografia é irresponsável
Larissa Malheiros – Assessoria vereadora Baixinha Giraldelli  A vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) reforçou, durante sessão ordinária na terça-feira (16), que...


Prefeito decreta situação de calamidade para reparo da ponte sobre o Córrego do Moinho
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, publicou na noite desta terça-feira (17) o Decreto nº 11.309, declarando situação de emergência...
MATO GROSSO


Asfalto novo na MT-240 melhora logística de Diamantino: “coloca cidade na rota da BR-163”, afirma prefeito
O asfaltamento da MT-240 em Diamantino, obra entregue nesta quarta-feira (17.09) pelo Governo de Mato Grosso, representa uma grande melhoria...


Sema destaca protagonismo de MT na área ambiental em evento promovido pelo Tribunal de Justiça
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou nesta quarta-feira (17.9), durante o 10º Encontro de Sustentabilidade e...


Chapa 1 está apta a disputar as eleições do próximo dia 3 de outubro
Comissão Eleitoral do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso deferiu, até o momento, apenas a Chapa ‘CRO – MT...
POLÍCIA


Polícia Civil entrega medalhas de mérito policial para servidores da Regional de Sinop
A Polícia Civil realizou, nesta quarta-feira (18.9), a cerimônia de entrega de medalhas de mérito policial, para condecorar pelos notáveis...


Força Tática apreende adolescente e prende dois homens suspeitos por roubo de motocicletas em Cuiabá
Policiais militares da Força Tática do 1º Comando Regional apreenderam na madrugada desta quarta-feira (17.9), um adolescente, de 17 anos,...


Força Tática apreende adolescente com arma de fogo e 100 porções de pasta base
Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional apreenderam um adolescente, de 16 anos, por tráfico ilícito de drogas...
FAMOSOS


Yasmin Brunet posa de biquíni e exibe corpo escultural em frente ao espelho: ‘Dá zum ai!’
A ex-BBB Yasmin Brunet, de 37 anos, voltou a chamar a atenção pela silhueta sequinha. Nesta terça-feira (16), a modelo...


Carolina Dieckmmann completa 47 anos e reflete sobre a vida: ‘Quero continuar assim’
A atriz Carolina Dieckmmann usou as redes sociais para compartilhar uma reflexão sobre o aniversário de 47 anos de idade, celebrados...


Angélica, Xuxa e Eliana, se reencontram para gravação: ‘Criança Esperança’
As apresentadoras Xuxa, de 62 anos, Eliana, de 52 anos, e Angélica, de 51, se reencontraram novamente, nessa terça-feira (16),...
ESPORTES


Palmeiras vence River Plate e conquista vitória crucial em Buenos Aires
O Palmeiras deu um passo importante rumo às semifinais da Copa Libertadores ao vencer o River Plate por 2 a...


Botafogo empata com Mirassol e fica fora do G4 do Brasileirão
Em um confronto direto pelo G4 do Campeonato Brasileiro que superou todas as expectativas, Botafogo e Mirassol protagonizaram um empate...


Atlético-MG cede empate heroico para o Bolívar na altitude de La Paz
Em um confronto eletrizante disputado a 3.650 metros de altitude, no estádio Hernando Siles, o Atlético-MG viu a vitória escapar...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍCIA7 dias ago
Polícia Civil lamenta morte de filho de delegado em acidente no Paraná
-
Tecnologia2 dias ago
Mudanças climáticas ameaçam os recifes de coral do Brasil
-
POLÍCIA3 dias ago
Polícia Civil prende suspeito e recupera arma de policial furtada após acidente de trânsito
-
Saúde5 dias ago
Ministério da Saúde promove formação de enfermeiras e enfermeiros multiplicadores para inserção do DIU no SUS