TCE MT
Sérgio Ricardo destaca investimento em capacitação para qualificar atuação e garantir benefícios à sociedade
Publicado em
2 de dezembro de 2024por
Da Redação
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, em aula inaugural do Doutorado Interinstitucional em Direito. Clique aqui para ampliar. |
O Doutorado Interinstitucional em Direito realizado em parceria pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Tribunal de Justiça (TJMT) e Ministério Público (MPMT) teve início nesta sexta-feira (29), com aula inaugural sobre Teoria da Norma Jurídica. Ministrado em Cuiabá por professores da Faculdade Autônoma de Direito (Alfa-Fadisp), o curso de pós-graduação stricto sensu reúne 30 doutorandos dos três órgãos, que, ao longo dos próximos anos, aperfeiçoarão seu conhecimento técnico e jurídico.
Segundo o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, a qualificação resultará em benefícios à toda a sociedade. “Temos promotores, procuradores, juízes, desembargadores e auditores que atuarão em suas instituições como doutores, preparados para atender melhor a população. Aqui no TCE estamos investindo no servidor para que ele fiscalize e oriente o gestor para que o recurso público, que é sempre menor do que a necessidade dos municípios, seja aplicado da melhor forma.”
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| A presidente do TLMT, desembargadora Clarice Claudino, destacou a importância das parcerias firmadas entre o Poder Judiciário e o TCE. |
O presidente também anunciou o lançamento de um programa de mestrado para os servidores do TCE-MT em 2025. “Vamos trabalhar para abrir pelo menos 50 vagas em mestrado para servidores e conselheiros. Um mestrado que será feito aqui em Cuiabá, com professores que sairão de grandes centros para dar aula aqui, sem a necessidade de os alunos se deslocarem”, explicou.
A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino, pontuou que a parceria com o TCE-MT tem facilitado a busca pela qualificação dos membros do Judiciário, uma vez que as ações em conjunto tornam o trabalho mais célere e menos oneroso. “Os Tribunais têm a obrigação de fazer com que o aperfeiçoamento dos seus membros seja constante. Então, estamos dando condições para que os magistrados estejam cada vez mais qualificados e estejam sempre se qualificando ininterruptamente.”
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Representando o MPMT, o procurador de Justiça Adriano Streicher destacou que a iniciativa conjunta representa o compromisso com a excelência e aprimoramento contínuo. |
Representando o Ministério Público (MPMT), o procurador de Justiça Adriano Streicher também destacou que a iniciativa conjunta representa o compromisso com a excelência e o aprimoramento contínuo. “É um marco na formação e no fortalecimento de nossas instituições, que se unem de forma exemplar e complementar para proporcionar uma melhor qualificação de seus integrantes. Este doutorado representa o compromisso com a excelência, com a qualificação e, sobretudo, com o aprimoramento contínuo.”
Professor do curso de mestrado e doutorado da Fadisp, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, faz parte do corpo docente da pós-graduação, na qual ministrará a disciplina “Decisões Algorítmicas”. “A disciplina vai capacitá-los para utilizar a tecnologia e a inteligência artificial de forma correta e legítima para entregar resultados melhores”, explicou. Alisson também reforçou que o doutorado vai “revolucionar a capacidade técnica e jurídica do estado”.
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Professor do curso de mestrado e doutorado da Fadisp, o procurador-geral do MPC, Alisson Carvalho de Alencar, faz parte do corpo docente da pós-graduação. |
Os 30 doutorandos passaram por processo seletivo realizado nas últimas semanas, que incluiu análise de projetos de pesquisa e entrevista. “Tivemos uma procura excepcional e é importante destacar a qualidade dos candidatos, que são muito habilitados. Acredito que isso trará uma contribuição para todos nós. Poder conversar com essas alunas e alunos nos próximos três anos vai ser uma satisfação”, afirmou o diretor da Escola de Direito da Alfa Educação (Alfa-Fadisp), Thiago Matsushita.
À frente da disciplina de Teoria da Norma Jurídica, o professor Henrique Garbelline Carnio explicou que o conteúdo contempla os profissionais das três instituições. “Vamos discutir grandes questões em torno da teoria do direito em especial, mas também focaremos em aspectos da teoria da decisão judicial. É um conteúdo que transita muito bem entre todos aqueles que vão participar do nosso curso e prepará-los para os próximos temas que serão entregues.”
Este é o primeiro curso de Doutorado em Direito de Mato Grosso. As aulas acontecerão em colaboração com a Escola Superior de Contas do TCE-MT, a Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT) e a Escola do Ministério Público.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT
TCE MT
TCE-MT promove debate sobre direitos humanos e proteção da mulher na era digital em MBA em Gestão de Cidades
Published
1 dia agoon
7 de novembro de 2025By
Da Redação
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| Palestratanes reforçaram que combate à violência contra a mulher deve ser política pública permanente. Clique aqui para ampliar |
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou, nesta sexta-feira (07), no auditório da Escola Superior de Contas, o 22º módulo do MBA em Gestão de Cidades, com o tema “Direitos humanos e proteção da mulher na era digital”. A aula contou com palestras da deputada estadual Janaina Riva, da promotora de Justiça Januaria Dorilêo, da defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro, e da procuradora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Francielle Claudino Brustolin.
Abrindo o encontro, a deputada Janaina Riva, que foi a primeira mulher a presidir a ALMT, ressaltou a importância do debate promovido pelo Tribunal de Contas e defendeu a inclusão do combate à violência contra a mulher como critério na distribuição de recursos estaduais.
“É possível sim implementar políticas efetivas nos municípios, com salas de acolhimento e ações de prevenção e conscientização. Mato Grosso é o estado que mais cresce economicamente no país, mas também lidera índices de violência contra mulheres e crianças. Precisamos repensar o destino dos recursos e incluir a proteção à mulher como prioridade, inclusive nos repasses de ICMS, assim como já ocorre com esporte, cultura e educação”, destacou a deputada.
Janaina também alertou para as novas formas de violência decorrentes do uso indevido da tecnologia. “Hoje, a mulher é violentada também no ambiente digital, por meio de deepfakes, cyberbullying e uso de inteligência artificial para ataques à imagem. Precisamos de uma regulamentação efetiva das plataformas, que ainda se omitem diante desse problema, sob o argumento de que a responsabilidade é apenas do autor”, completou.
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| A promotora e subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Januaria Dorilêo. Clique aqui para ampliar |
Durante sua explanação, a promotora e subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Januaria Dorilêo, reforçou que a violência contra a mulher é estrutural e precisa ser tratada como política pública permanente.
“Tudo o que já acontecia no mundo real agora também acontece no mundo virtual. A extorsão sexual e a divulgação de imagens íntimas sem consentimento são exemplos de crimes que causam sofrimento psicológico intenso e precisam de respostas rápidas. Ainda que leis tenham representado avanços, é fundamental que o Legislativo avance na tipificação de novas condutas criminosas voltadas à proteção da mulher”, pontuou.
A defensora pública-geral Maria Luziane Ribeiro de Castro, presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), destacou a necessidade de ações práticas nos municípios, voltadas ao acolhimento das vítimas.
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| A defensora pública-geral Maria Luziane Ribeiro de Castro. Clique aqui para ampliar |
“Cerca de 75% das mulheres já sofreram algum tipo de crime digital. É urgente que os gestores criem espaços de acolhimento e redes de enfrentamento à violência. Esse acolhimento precisa ser humano e integral, com apoio psicológico, social e jurídico. A Defensoria pode ser parceira nesse processo”, afirmou. A defensora também apresentou iniciativas exitosas em outras regiões, como o projeto Defensoras Populares, que leva informação e conscientização às comunidades.
Já procuradora Francielle Claudino Brustolin, subprocuradora especial da mulher da Procuradoria da Mulher da ALMT, abordou o uso da inteligência artificial tanto como ameaça quanto como ferramenta de combate à violência.
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| A subprocuradora especial da mulher da Procuradoria da Mulher da ALMT, Francielle Claudino Brustolin. Clique aqui para ampliar |
“Apesar de ser usada indevidamente para violar direitos e alterar imagens femininas, a inteligência artificial também pode atuar a favor das vítimas. Já existem sistemas capazes de impedir a reinserção de conteúdos ofensivos removidos por decisão judicial. Precisamos investir nesse tipo de tecnologia para evitar a revitimização das mulheres”, explicou Francielle.
Realizada em parceria com a Fadisp, a pós-graduação em Gestão de Cidades integra a estratégia da atual gestão do TCE-MT, sob presidência do conselheiro Sérgio Ricardo, para fortalecer a capacitação contínua de servidores e gestores públicos. Com carga horária de 360 horas, o curso é coordenado pelo procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, e conta mil alunos entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais, além de servidores da administração estadual de Mato Grosso com formação superior
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561
Fonte: TCE MT – MT
Virada espetacular: Juventude choca o Vasco em São Januário
Bahia arranca empate heroico do Internacional no Beira-Rio
Virada heroica, Atlético-MG supera Sport na Ilha do Retiro em jogo eletrizante
5ª Olimpíada de Matemática da Unemat celebra talentos de estudantes de Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde integra missão que inaugurou escritório de MT na China e reforça estratégia de atração de investimentos
CUIABÁ
Prefeitura mantém gratuidade e reforça frota no domingo de provas no Enem
Além do reforço natural dos domingos, por conta da gratuidade, a Prefeitura de Cuiabá fará um redimensionamento da frota de...
Feira do Centro em Cuiabá encanta com show da Banda Municipal de VG
O centro histórico de Cuiabá voltou a pulsar neste sábado (8) com mais uma edição da Feira do Centro, evento...
Projeto de lei propõe capacitação em manobras de desengasgo nas escolas públicas de Cuiabá
Oziane Rodrigues- Assessoria vereador T. Coronel Dias O vereador Tenente-Coronel Dias (Cidadania) protocolou na Câmara Municipal de Cuiabá, nessa sexta-feira...
MATO GROSSO
Projeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas estaduais
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (7.11), a primeira edição do projeto piloto...
Mato Grosso apresenta diversidade de biomas em feira internacional de turismo de Londres
Mato Grosso encerrou sua participação na World Travel Market London (WTM) 2025 reforçando o posicionamento do Estado como destino de...
Corpo de Bombeiros é acionado para resgatar capivara que circulava em avenida central
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na manhã desta sexta-feira (07.11), a captura de uma capivara...
POLÍCIA
Polícia Civil prende homem que tentou roubar e sequestrar adolescente em Primavera do Leste
A Polícia Civil prendeu, na noite desta sexta-feira (07.11), um homem, de 25 anos, suspeito de tentar roubar e sequestrar...
Força Tática apreende R$ 11 mil em espécie e prende homem por estelionato
Policiais militares da Força Tática do 1º Comando Regional apreenderam, na noite desta sexta-feira (7.11), R$ 11 mil em espécie,...
Suspeito de agredir ex-namorada com cadeira em bar é preso pela Polícia Militar
Equipes militares do 1º Pelotão de Alto Garças (365 km de Cuiabá) prenderam, na madrugada deste sábado (8.11), um homem,...
FAMOSOS
Angélica e Luciano Huck treinam juntos na academia de casa: ‘E também teve com ele’
Angélica e Luciano Huck aproveitaram a manhã deste sábado (8), para um treino em casal, como mostrou a apresentadora em...
Virginia Fonseca brilha no Teleton com look de R$ 8 mil e doa R$ 1 milhão à AACD
Na noite de sexta-feira (7), durante a edição de 2025 do Teleton Brasil, a influenciadora e apresentadora Virginia Fonseca converteu...
Ana Castela posa com a barriga de fora e recebe elogios de Zé e Poliana: ‘Lindaaa’
Ana Castela, de 21 anos de idade, chamou atenção nas redes sociais ao posar com a barriga de fora em...
ESPORTES
Virada espetacular: Juventude choca o Vasco em São Januário
Em uma noite de sábado marcada por emoção e reviravoltas, o Juventude surpreendeu o Vasco da Gama em pleno São...
Bahia arranca empate heroico do Internacional no Beira-Rio
Em uma noite de sábado cheia de reviravoltas no Beira-Rio, o Internacional viu a vitória escapar de suas mãos ao...
Virada heroica, Atlético-MG supera Sport na Ilha do Retiro em jogo eletrizante
Em um confronto recheado de emoção e reviravoltas, o Atlético-MG conquistou uma vitória crucial fora de casa ao superar o...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Esportes6 dias agoSão Paulo quebra sequência do Vasco e vence em São Januário, sonhando com G6
-
Tribunal de Justiça de MT3 dias agoAdvogados podem responder pesquisa nacional sobre a percepção do Poder Judiciário
-
Ministério Público MT4 dias agoCartilha do MPMT orienta famílias em caso de luto traumático
-
FAMOSOS4 dias agoPaulo André anuncia estreia musical com single “Calma”: ‘minha correria pede calma’












