TCE MT

Tribunal de Contas realiza sessão do Plenário Presencial nesta terça-feira

Publicado em

Ilustração

O Plenário Presencial do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza sessão ordinária nesta terça-feira (15), a partir das 14h30, com transmissão ao vivo pela TV Contas (Canal 30.2) e pelo Canal do TCE-MT no YouTube

Na pauta, publicada no Diário Oficial de Contas do dia 9 de abril, constam três homologações da tutela provisória de urgência concedidas em julgamentos singulares, contas anuais de gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – exercício 2023, além de tomada de contas, consulta, embargados, dentre outros. 

A primeira homologação, de relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, se refere a supostas irregularidades no pregão nº 2/2025, de Reserva do Cabaçal. O conselheiro também é relator do processo de homologação da tutela de urgência acerca de supostas irregularidades no pregão nº 1/2025,  do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turístico do Complexo Nascente do Pantanal.

Já o processo 3 da pauta, de relatoria do conselheiro Waldir Teis, se refere à homologação da tutela provisória acerca de supostas irregularidades no pregão eletrônico nº 29/2024, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá. 

Leia Também:  Por unanimidade, contas da Sinfra são julgadas regulares pelo Plenário

Clique aqui e confira a pauta completa. 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TCE MT

TCE-MT promove capacitação sobre Proteção Ambiental e Defesa Civil para gestores municipais de todo estado

Published

on

Ilustração

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realiza, entre os dias 14 e 16 de maio, a capacitação em Proteção e Defesa Civil – Plano de Contingência,  destinada aos novos gestores públicos municipais (mandato 2025/2028). Clique aqui para se inscrever.

O objetivo do encontro, que será realizado no auditório da Escola Superior de Contas, é fortalecer a governança local frente à intensificação dos eventos climáticos extremos, como secas prolongadas, inundações, queimadas e deslizamentos de terra, que impõem novos desafios à gestão pública municipal e afetam diretamente a segurança da população, a infraestrutura urbana e a sustentabilidade dos territórios.

No dia 14, a programação começa com a apresentação “Defesa Civil: Contextualização, Legislações e Políticas Públicas” e segue com mais três painéis, nos quais serão abordados o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), município sustentável e gestão ambiental de cidades.

No segundo dia, os temas envolverão biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, estrutura e educação ambiental, esgoto tratado, infraestrutura e gestão de sistemas de esgoto, resíduos sólidos e linhas de crédito.

Leia Também:  Sérgio Ricardo assume relatoria do BRT e quer conclusão das obras em janeiro de 2026

Já o terceiro e último dia será reservado para a realização de workshops para a elaboração de um plano de contingência municipal. Clique aqui e confira a programação completa. 

Fontes de recursos

 A capacitação também irá abordar as fontes de recursos para municípios que possuem planos de contingência, como o Fundo Especial para Calamidades Públicas (FUNCAP); o Indicador de Capacidade Municipal (ICM); a habilitação pelas prefeituras ao Saque Calamidade do FGTS; a pausa no pagamento de prestações de contratos de empréstimo pessoal, microcrédito ou contrato de renegociação; a pausa de até seis meses em prestações de habitação; o cartão de crédito; o auxílio-reconstrução, entre outros. 

De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, é papel estratégico dos tribunais de contas atuarem de forma proativa na orientação, fiscalização e capacitação dos gestores em temas de sustentabilidade, mudanças climáticas e defesa civil, induzindo boas práticas de planejamento e gestão de riscos nos municípios mato-grossenses.

“A elaboração de planos de contingência eficazes é um passo decisivo para que os municípios de Mato Grosso se tornem territórios mais resilientes, seguros e sustentáveis. O TCE-MT, ao promover esta capacitação, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento territorial equilibrado e com o fortalecimento da governança ambiental e climática local”, destacou o presidente.

Leia Também:  TCE-MT notifica prefeituras para impedir demissão de agentes de saúde e combate a endemias

Serviço

O que: Capacitação em Proteção e Defesa Civil – Plano de Contingência
Quando: 14 a 16 de maio
Onde: Auditório da Escola Superior de Contas 
Inscrições: clique aqui

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA