O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) convida toda a sociedade a participar da Consulta Pública das Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2026. A iniciativa busca ouvir cidadãs e cidadãos, integrantes da comunidade jurídica, representantes de instituições públicas e privadas e demais interessadas(os) no aperfeiçoamento do Poder Judiciário.
A consulta pública está disponível até o dia 21 de abril de 2025, e pode ser respondida de forma rápida e simples, por meio de um questionário online. A participação é aberta a todas as pessoas e representa uma oportunidade real de contribuir com a construção de uma Justiça mais próxima, eficiente e alinhada às necessidades da população.
“É por meio do diálogo com a sociedade que conseguimos fortalecer nossas ações e tornar os serviços da Justiça Eleitoral ainda mais eficazes. A participação de cada pessoa nessa consulta é fundamental para que as metas estejam de fato conectadas com os anseios da população”, destaca a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
As Metas Nacionais do Poder Judiciário são fixadas anualmente durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado pelo CNJ, por meio da deliberação dos representantes de todos os tribunais do país. São utilizadas para avaliação do desempenho dos órgãos. As metas influenciam diretamente nas atividades diárias da Justiça Eleitoral, o que torna fundamental a participação de todos na consulta pública proposta.
O questionário convida o participante a opinar sobre metas já em discussão, como:
Meta 1: Julgar mais processos que os distribuídos;
Meta 2: Julgar os processos mais antigos, incluindo todos os com mais de 6 anos;
Meta 4: Priorizar o julgamento de processos relacionados a ilícitos eleitorais e crimes contra a administração pública;
Meta 9: Estimular a inovação no Poder Judiciário, com projetos colaborativos e impacto social.
Ao final, há ainda espaço para que o respondente sugira novas metas que considere relevantes para o aprimoramento da Justiça.
Jornalista: Andréa Martins Oliveira
DescriçãodaImagem: Retângulo azul-escuro. No canto esquerdo informações escritas em branco. Abaixo quatro quadrados nas cores azul-claro, rosa, laranja e verde com o nome dos temas: celeridade, processos antigos, combate a corrupção e inovação.
O bairro Nova Esperança, em Cuiabá, vai ficar mais arborizado. A Avenida V2 foi contemplada com o plantio de 1.032 mudas de árvores às margens de uma ciclovia. A ação é fruto de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), a Cooperativa Unicred-MT, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do projeto Verde Novo, e a Prefeitura de Cuiabá. As mudas foram doadas pela Unicred-MT, em contrapartida ao empréstimo de urnas eletrônicas que foi feito pelo TRE-MT, para a realização das eleições do Conselho Fiscal da instituição.
O início do plantio foi nesta quarta-feira (23.04), sendo que a iniciativa totaliza duas mil mudas de árvores. O restante será plantado em Várzea Grande, na próxima semana. Ao todo, foram cedidas 34 urnas eletrônicas pelo TRE-MT, que foram utilizadas no processo eleitoral da Cooperativa, em 14 de abril deste ano.
Segundo a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, a ação é motivo de alegria. “Confesso que fico até emocionada com esse plantio, favorecendo a cidade. É um sentimento muito bom, fico muito feliz, porque sei que tudo isso é em benefício da população. Então, os órgãos públicos e os privados devem se unir, no sentido de proporcionar a todo cidadão e cidadã, melhoria de vida. Neste caso, em específico, o TRE-MT cedeu as urnas para que a Unicred-MT realizasse as eleições do seu Conselho Fiscal e, em contrapartida, recebemos essa plantação de mudas, realizada em parceria”.
Da mesma forma, o presidente da Unicred-MT, Ronivaldo Fonseca Lemos, agradeceu à Justiça Eleitoral pela parceria, bem como ao TJMT e à Prefeitura de Cuiabá. “O TRE-MT nos contemplou com a cessão das urnas, pela terceira vez, dando tranquilidade ao processo democrático realizado dentro da instituição e, consequentemente, propiciando que exerçamos os pilares do cooperativismo, que inclui a preservação do meio ambiente e retribuir à comunidade que nos abraça com o plantio destas mudas. É muito gratificante, juntamente com todos os parceiros, e já imaginamos os moradores daqui utilizando, no futuro, das sombras e dos frutos destas árvores”.
A engenheira florestal do projeto Verde Novo, Rosiane Carnaíba, explicou que as espécies das mudas foram escolhidas estrategicamente, considerando o espaço da ciclovia. “Tem algumas mudas frutíferas, que são amora, pitanga, acerola, e temos também alguns trechos que vamos plantar algumas mudas de espécies maiores, como os ipês, o oiti, que dá sombra, tem uma copa densa. Então, tem algumas áreas onde vão ser plantadas outras espécies maiores para sombrear a ciclovia, além das espécies frutíferas, que a comunidade poderá se apropriar e fazer a colheita na época certa”.
#PraTodosVerem: Imagem principal que mostra, em destaque, o presidente da Unicred-MT e a presidente do TRE-MT segurando uma muda de árvore, antes de realizar o plantio. Atrás deles, estão outras pessoas que acompanham a ação. Ao final da matéria, tem uma galeria com mais fotos do evento.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade